Projeto EBEC

As Competições de Engenharia são eventos organizados pelo BEST, onde equipas de estudantes têm a oportunidade de testar as suas competências transversais e técnicas através de uma competição, aprendendo e desenvolvendo a sua criatividade e trabalho em equipa a diferentes níveis.

Estes eventos são uma parte importante do BEST desde que tiveram início em 2002. A primeira experiência do BEST com Competições de Engenharia começou em Março de 2002, quando alguns membros foram a uma Competição de Engenharia Canadense (CEC) e após o seu regresso começaram a promover a ideia com o intuito de implementar este tipo de eventos no BEST.

Assim, de 17 a 23 de Outubro de 2003, organizada pelos Grupos Locais do BEST de Eindhoven e Ghent, teve lugar a primeira BEEC (BEST European Engineering Competition) em Nieuwkerke, na Bélgica com 60 participantes de toda a Europa.

O que é o Projeto EBEC

A EBEC é uma competição de equipas, a 3 níveis/etapas, em 2 modalidades (Team Design e Case Study).

  • 3 Rondas
  • 32 Países
  • 88 Universidades
  • 15 Rondas Regionais/Nacionais

As equipas vencedoras de cada ronda local prosseguem para as rondas nacionais ou regionais e as equipas vencedoras destas rondas avançam para a ronda final da EBEC. Esta é organizada uma vez por ano e cada edição decorre desde o início da primeira ronda local até ao fim da ronda internacional.

Quais as provas da EBEC?

  • Team Design

    O Team Design é uma das duas categorias da EBEC, na qual é proposto aos participantes aplicar as suas capacidades de engenharia e inovação de modo a desenvolver um protótipo funcional e capaz de resolver o problema fornecido no início da prova. O desenvolvimento das soluções do problema envolvem um elevado nível de criatividade, tendo uma série de regras e restrições a seguir e usando materiais e ferramentas limitados. O apuramento da equipa vencedora é baseado em parâmetros quantitativos (materiais usados), no desenvolvimento e funcionalidade do protótipo e opinião profissional dos membros do júri (Professores Universitários e/ou profissionais da área) que avaliarão os critérios qualitativos da solução, a criatividade do protótipo e as apresentações.

  • Case Study

    É a outra das duas categorias da EBEC, que consiste na análise, de uma perspectiva de um negócio, de pessoas, eventos, decisões, períodos, projetos, políticas, instituições ou outros sistemas. São propostas situações reais que apelam à visão e criatividade dos participantes para encontrar soluções viáveis, em tempo limitado e com certas restrições conhecidas no início da prova. Este tipo de competição envolve competências como a gestão de projetos, o trabalho em equipa e de comunicação.

    O Case Study proposto fornecerá um quadro analítico dentro do qual o estudo é conduzido e explicado.

A European BEST Engineering Competition é a maior competição de engenharia na Europa!