Como escrever o CV

Nos dias de hoje é fundamental ter um currículo que consiga suscitar o interesse das empresas pelos estudantes!

Sendo assim o CV deve:

Antes de escrever o CV:

Redação de um CV:

Informação essencial:

Estruturação

Educação: cuidado a usar os títulos profissionais e não usar títulos ainda incompletos.

Línguas: Explicar em detalhe o nível das línguas e há quantos anos a fala

Realizações e objetivos alcançados: Não indicar apenas a participação em grupos e trabalhos extra curriculares mas também os projetos que realizou neles.

Interesses e atividades:Evitar demasiadas entradas o que pode indicar que apenas se interessa por atividades de lazer e desporto

Outros pontos de interesse: Ser fluente em linguagens informáticas ou softwares específicos pode ser passível de ser referido no seu próprio ponto.Tal como atividades desportivas que requeiram uma especial perseverança ou capacidades organizativas. Ensino de desporto a outros também é um ponto muito positivo.

Formatação

Apresentação - dactilografado em papel branco, de formato tipo A4, sem erros de gramática e/ou ortografia. Evitar cópias de má qualidade;

Tipografia – legível e profissional (evitar o comic sans e outras tipografias de fantasia), tamanho mínimo aconselhável (11); cor legível (evitar amarelo, cor de rosa, cores fluorescentes);

Tamanho – não deve ultrapassar duas a três páginas;

Simplicidade- não deve ter informação desnecessária;

Estilo – utilizar verbos de ação, falar na 1.ª ou 3.ª pessoa;

Números - não devem ser escritos por extenso;

Datas - devem ser sempre apresentadas da mesma forma;

Siglas – deve escrever-se o seu significado;

Dicas e erros a evitar:

Ferramentas de CVs:

BEST Career Support

O BEST oferece aos estudantes e empresas uma ferramenta online que facilita a ligação entre estes: o BEST Career Support.

Esta ferramenta dá oportunidade às empresas e universidades de procurar e visualizar Curriculum Vitae submetidos por estudantes de toda a Europa, podendo contactá-los diretamente;

Nesta base de dados online estão presentes milhares de estudantes que procuram abrir novas portas à sua vida profissional e, consequentemente, permitem às empresas incluí-los no seu recrutamento.

Linkedin

O Linkedin é uma rede social utilizada no mundo empresarial, onde poderás fazer um perfil e convertê-lo em CV. O Linkedin possui campos pré definidos muito úteis na elaboração e estruturação de um CV.

Europass

O Europass é um modelo de CV europeu. Muitas empresas pedem especificamente este tipo de modelo de CV. É possível preenchê-lo online.

Para mais informações:

A FEUP possui um gabinete de acompanhamento e integração onde te podem auxiliar pessoalmente na elaboração do teu CV. Podes consultar a página no seguinte link: paginas.fe.up.pt/~contqf/qualifeup/UOI/UOI-v1-PaginaRosto.html.